sábado, 26 de abril de 2008

A Arte de se renovar

Revista Amanhã
Página on line: http://www.terra.com.br/
Edição 241 – Abril/2008.
Link direto

A Jornalista faz uma análise sobre as marcas que se revitalizam, mudam e se transformam para não acabarem e ganharem mercado. Exemplifica com os casos da Coca-cola, Havaianas, Drogarias Panvel, Puma e Petrobras, que se renovaram para continuar com sucesso no mercado de atuação ou ainda investindo em novos mercados.

O Argumento principal é o constante aprimoramento do administrador nas tendências mercadológicas, ou seja, o que o consumidor quer e anseia e qual é a posição da empresa frente a isso. Descreve o poder de uma marca e o que ela representa junto aos consumidores, e o que eles esperam dela.

Conclui que a renovação da marca e o acompanhamento de tendências são necessários para evitar o engessamento da marca e a perda de resultados, citando como exemplo Starbucks e Imaginarium que se especilizaram em atendimento diferenciado.

Num mundo globalizado e conectado como o nosso, a concorrência é cada vez mais acirrada em todos os nichos de mercados, o que leva todas as empresas e seus administradores a sempre estarem procurando novas tendências e forma de melhor atender e serem lembrados. Por isso, o administrador de hoje alem de cuidar da parte interna da empresa deve dar atenção às mensagens externas, como chegam e o que propõem para que sua empresa possa se preparar, transformar e assim manter suas posições, continuar dar resultados positivos e crescer.

sábado, 12 de abril de 2008

Robert Kaplan

Entrevista Robert KaplanPor: Adriana Matos

REVISTA ISTO É DINHEIRO - 11/04/2008

A Entrevista versa sobre o Balanced Scorecard, sistema desenvolvido por ele e David Norton, em 1992, utilizado na administração e gestão de empresas. Trata-se de uma metodologia disponível para a gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura, baseiam-se em TI (tecnologia da informação) e softwares de ERP relacionando-os à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio incluí: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.


O BSC foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.

O entrevistado fala também de como surgiu o sistema, faz uma comparação sobre as empresas que o utilizam, inclusive as do Brasil e as mudanças nas empresas, como se implementaram, o que esperavam e conseguiram. Comenta ainda sobre a crise americana e como afeta o mundo.

Faz uma pequena explanação sobre o seu sistema e de como isso repercutiu positivamente nas empresas que o utilizaram, fazendo um contraponto sobre as que não mudaram sua percepção para o negocio e o mercado. Na matéria ainda há uma constatação sobre a situação financeira americana e mundial.


O que vemos aqui é de interesse administrativo, pois trata-se de uma nova visão sobre o todo que é uma empresa e como ela deve se comportar frente as suas dificuldades e perante seus colaboradores, na procura de encontrar o melhor caminho e solução para as mudanças necessárias, bem como no controle de todo o processo.


Mais informações:

Balanced Scorecard -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_Scorecard

Robert Kaplan -
http://www.hsm.com.br/eventos/forunsmundiais/eventoatual/fml2008/robert_kaplan_cv.php

Entrevista publicada na Revista Isto é Dinheiro
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/550/artigo77382-1.htm