domingo, 18 de maio de 2008

NA CONTRAMÃO DOS CONCORRENTES


Matéria: Na contramão dos concorrentes
Revista Exame Edição 918 Ano 42 No. 9 - 21/05/2008
Jornalista Malu Gaspar



RESUMO



Há três anos havia um temor na Shell sobre sua saída do Brasil, visto a pior crise que passava por aqui, em 92 anos. Sua rede de postos e participação no mercado havia diminuído 50%. Com a venda da Esso e rumores sobre a saída da Texaco, o presidente da Shell no Brasil, Vasco Dias, garantiu que, ao contrário dos concorrentes, a Shell fica.


Estratégia


  • Forte aproximação com todos escalões da empresa, fazendo reuniões com grupos de 15 à 20 funcionários por vez;
  • Inversão da política que distanciava a empresa dos donos de postos de gasolina;
  • Estimulação da marca em estados com potencial de crescimento, como a região Centro Oeste;
  • Potencialização a venda no varejo, principal fonte de receita da empresa.

Resultado


  • Recuperou fatia do mercado;
  • Triplicou o faturamento geral da empresa;
  • Investimentos com objetivo de triplicar a produção de petróleo no Brasil até 2009.

REFLEXÃO CRÍTICA


O Presidente da Shell inovou radicalmente os conceitos até então praticados pela empresa no Brasil. Reinventando a empresa, utilizou-se das informações de seus parceiros internos e externos, para buscar novas estratégias corporativas e alçar novos rumos, num cenário a princípio em decadência. A inovação estará sempre presente quando estamos nos redescobrindo, o mais complexo mecanismo é tão simples, que por ora esquecemos de obter novas visões. A matéria se desenvolve de maneira parcial, fruto da colheta de informações que supri a necessidade inicial, mas ao mesmo tempo promove uma pesquisa de campo na intenção de responder ao questionamento central, porque diante do êxodo das principais petrolíferas no país, a Shell resolve ficar, obter sucesso na sua decisão e se preparar para alcançar novos objetivos?


sexta-feira, 9 de maio de 2008

PELO CELULAR,ELA MANDOU AVISAR




MATÉRIA: PELO CELULAR, ELA MANDOU AVISAR
VEÍCULO : REVISTA ÉPOCA NEGÓCIOS No 15 ANO2 MAI/08 Pag 150 a 154
JORNALISTA: RAFAEL BARIFOUSE - FOTOS: CALÉ








RESUMO





A publicitária Alice Gismonti, na foto ao lado,coordenadora da Rede Jovem, recebeu o reconhecimento mundial, pelo projeto 0800, ao ser premiada no changemakers de Ashoka, comunidade online ligado ao empreendorismo social.
O projeto 0800 envia mensagens de texto de empresas parceiras para jovens cadastrados no site www.redejovem.org.br/0800 com intuito de promover a inclusão social em eventos esportivos e culturais, aulas e cursos gratuitos ou oportunidades de emprego.
Essa inovação se baseou no fato de que segundo o Instituto Latin Painel, cerca de 70% dos jovens entre 14 e 18 meses possuem telefones móveis, o que não ocorre com relação a acessibilidade a Internet, assim o celular se tornou a principal ferramenta de comunicação entre o projeto e seu público-alvo.



ANÁLISE CRÍTICA


Aliar ferramentas tecnológicas de última geração, com a realidade social de uma nação em desenvolvimento, pode fazer com que nossa população possa se inserir e tomar proveito dos benefícios oriundos dessa revolução, isso é uma tarefa para pessoas predestinadas a revolucionar, desde a sua casa até a conquista do mundo, esse fato, já é realidade para Alice, sua ousadia de utilizar o mecanismo de comunicação ideal para transmissão de mensagens de inclusão social é merecedora de todos os aplausos.
A matéria por si só não pode ser imparcial, ela é vibrante diante da genialidade. Centrada em mostrar o que é o projeto 0800, seu reconhecimento internacional e seus efeitos, desperta a curiosidade de visitar o site, e assim, participar ativamente desta inovação social.
A busca pela melhoria contínua e constante é um dos elementos de sucesso na administração; refazer sempre, sair da rotina, inovar. Achar no óbvio, o óbvio não encontrado.