sábado, 12 de abril de 2008

Robert Kaplan

Entrevista Robert KaplanPor: Adriana Matos

REVISTA ISTO É DINHEIRO - 11/04/2008

A Entrevista versa sobre o Balanced Scorecard, sistema desenvolvido por ele e David Norton, em 1992, utilizado na administração e gestão de empresas. Trata-se de uma metodologia disponível para a gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura, baseiam-se em TI (tecnologia da informação) e softwares de ERP relacionando-os à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio incluí: definição da estratégia empresarial, gerência do negócio, gerência de serviços e gestão da qualidade; passos estes implementados através de indicadores de desempenho.


O BSC foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.

O entrevistado fala também de como surgiu o sistema, faz uma comparação sobre as empresas que o utilizam, inclusive as do Brasil e as mudanças nas empresas, como se implementaram, o que esperavam e conseguiram. Comenta ainda sobre a crise americana e como afeta o mundo.

Faz uma pequena explanação sobre o seu sistema e de como isso repercutiu positivamente nas empresas que o utilizaram, fazendo um contraponto sobre as que não mudaram sua percepção para o negocio e o mercado. Na matéria ainda há uma constatação sobre a situação financeira americana e mundial.


O que vemos aqui é de interesse administrativo, pois trata-se de uma nova visão sobre o todo que é uma empresa e como ela deve se comportar frente as suas dificuldades e perante seus colaboradores, na procura de encontrar o melhor caminho e solução para as mudanças necessárias, bem como no controle de todo o processo.


Mais informações:

Balanced Scorecard -

http://pt.wikipedia.org/wiki/Balanced_Scorecard

Robert Kaplan -
http://www.hsm.com.br/eventos/forunsmundiais/eventoatual/fml2008/robert_kaplan_cv.php

Entrevista publicada na Revista Isto é Dinheiro
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/550/artigo77382-1.htm

Nenhum comentário: