domingo, 18 de maio de 2008

NA CONTRAMÃO DOS CONCORRENTES


Matéria: Na contramão dos concorrentes
Revista Exame Edição 918 Ano 42 No. 9 - 21/05/2008
Jornalista Malu Gaspar



RESUMO



Há três anos havia um temor na Shell sobre sua saída do Brasil, visto a pior crise que passava por aqui, em 92 anos. Sua rede de postos e participação no mercado havia diminuído 50%. Com a venda da Esso e rumores sobre a saída da Texaco, o presidente da Shell no Brasil, Vasco Dias, garantiu que, ao contrário dos concorrentes, a Shell fica.


Estratégia


  • Forte aproximação com todos escalões da empresa, fazendo reuniões com grupos de 15 à 20 funcionários por vez;
  • Inversão da política que distanciava a empresa dos donos de postos de gasolina;
  • Estimulação da marca em estados com potencial de crescimento, como a região Centro Oeste;
  • Potencialização a venda no varejo, principal fonte de receita da empresa.

Resultado


  • Recuperou fatia do mercado;
  • Triplicou o faturamento geral da empresa;
  • Investimentos com objetivo de triplicar a produção de petróleo no Brasil até 2009.

REFLEXÃO CRÍTICA


O Presidente da Shell inovou radicalmente os conceitos até então praticados pela empresa no Brasil. Reinventando a empresa, utilizou-se das informações de seus parceiros internos e externos, para buscar novas estratégias corporativas e alçar novos rumos, num cenário a princípio em decadência. A inovação estará sempre presente quando estamos nos redescobrindo, o mais complexo mecanismo é tão simples, que por ora esquecemos de obter novas visões. A matéria se desenvolve de maneira parcial, fruto da colheta de informações que supri a necessidade inicial, mas ao mesmo tempo promove uma pesquisa de campo na intenção de responder ao questionamento central, porque diante do êxodo das principais petrolíferas no país, a Shell resolve ficar, obter sucesso na sua decisão e se preparar para alcançar novos objetivos?


2 comentários:

Edson disse...

A análise crítica do grupo está bem embasada na reportagem que discorre sobre uma possível saída da Shell do Brasil, inclusive através das estratégias e resultados obtidos pela empresa no país, destacando as inovações feitas pelo Presidente da Shell no Brasil. Dentro do tema proposto sobre a inovação da Administração, deixou bem claro a posição da empresa bem como o entendimento do grupo na estratégia da empresa em relação ao tema, havendo uma boa correlação com o tema.

Edson Gonçalves Lopes, aluno do Adm.Ead. turma 09

Edson disse...

A análise crítica do grupo está bem embasada na reportagem que discorre sobre uma possível saída da Shell do Brasil, inclusive através das estratégias e resultados obtidos pela empresa no país, destacando as inovações feitas pelo Presidente da Shell no Brasil. Dentro do tema proposto sobre a inovação da Administração, deixou bem claro a posição da empresa bem como o entendimento do grupo na estratégia da empresa em relação ao tema, havendo uma boa correlação com o tema.

Edson Gonçalves Lopes, aluno do Adm.Ead. turma 09